CURSO DE MANUTENÇÃO DE PROJETORES MULTIMÍDIA E DATASHOW

CURSO DE MANUTENÇÃO DE PROJETORES MULTIMÍDIA E DATASHOW

Artigos

Projetores para qualquer ocasião

Os projetores estão entre os eletrônicos que mais ganharam força no mercado internacional nos últimos anos, não só em ambientes profissionais, mas principalmente no meio residencial. A indústria tem lançado inúmeros modelos que podem ser acoplados a telefones celulares, câmeras e filmadoras, por exemplo, ou que contam com recursos como 3D, além de outras novidades.

Por isso, preparamos este guia, para ajudá-lo a decidir qual o equipamento mais adequado às suas necessidades.

Na palma da mão

O Joybee GP1, da BenQ, cabe na palma da mão e já utiliza a tecnologia de LED como fonte de iluminação aos invés das tradicionais lâmpadas de projeção. Com este mini-projetor, você conseguirá projetar imagens de até 80 polegadas. A conexão USB é bem útil para reproduzir fotos, músicas, vídeos e apresentações armazenadas em pen-drives.

Com cara de robô

Quem disse que os projetores precisam ter sempre o mesmo visual? Certamente, os fãs da saga Star Wars vão adorar este modelo da Nikko, que esconde um projetor na cúpula do famoso robô R2-D2. Além de comandar os movimentos do brinquedinho, o controle remoto ativa funções de áudio e vídeo. Outra surpresa: o R2 traz um leitor de DVD integrado, ampliando ainda mais a diversão das crianças e adultos.

3D para pequenos espaços

Este é o Sanyo PDG-DWL2500, aquele que, segundo a empresa, é o primeiro modelo capaz de exibir imagens em três dimensões em curtas distâncias. No material de divulgação, o fabricante anuncia imagens de 80 polegadas a uma distância aproximada de 30cm. Se preferir, o usuário pode afastar o projetor da tela, conseguindo compor imagens de até 110 polegadas. Como é mais voltado para aplicações em salas de aula ou de treinamento, a resolução é modesta: 1.280x800 pixels.
Miniprojetor a laser
Depois de muito suspense, finalmente, o miniprojetor a laser Show WX, da Microvision, já está à venda no mercado americano. O produto utiliza uma tecnologia baseada em laser chamada de PicoP, que oferece alta capacidade de reprodução de cores, imagens vivas e foco infinito (você consegue manter o foco independente da distância de projeção). Do tamanho de um celular, o Show WX é capaz de produzir imagens de até 150? com resolução de DVD (480p).

4K: muito além do Full-HD

Não subestime o aparelho na foto abaixo! Desenvolvido para proporcionar melhor desempenho e flexibilidade em grandes aplicações comerciais (auditórios, salas de aula e ambientes de realidade virtual, por exemplo), o projetor Sony SRX-T420, de tecnologia SXRD, traz a invejável resolução 4K (4096x2160). Isso se traduz em 8,8 milhões de pixels (contra cerca de 2 milhões nos modelos Full-HD) em mais de 20 mil lumens. O contraste também é superlativo: 3000:1.
3D: projeção em dobro

Da mesma forma que está invadindo o mercado de TVs, a tecnologia 3D também vem chegando ao segmento de projetores. A italiana Sim2, por exemplo, está oferecendo uma solução curiosa: um kit completo para 3D que inclui dois projetores Grand Cinema C3X Lumis, um processador de vídeo e quatro óculos passivos. Trabalhando em conjunto, os dois projetores Full-HD 3-chip de tecnologia DLP e o processador da Sim2 vão deixar o seu home theater preparado para exibir qualquer imagem em 2D ou 3D.
Com DVD embutido

O Powerlite Presenter L, da Epson, utiliza um novo conceito de projetor multimídia, que reúne vários recursos num mesmo gabinete. Este modelo de tecnologia LCD (960x540 pixels) já vem com caixas acústicas integradas (20W de potência), leitor de CD/DVD player e entrada USB (para apresentações e vídeos sem necessidade de computador). A entrada HDMI e para microfone também foram incluídas.
Tamanho não é documento

Seguindo a onda dos microprojetores, a Aiptek tem o modelo V50, que é um dos menores do mundo. Utilizando a tecnologia DLP, o pequeno aparelho é capaz de projetar imagens de até 85? com resolução de 848x480 pixels, a mesma dos discos DVD. Acessar as funções do V50 também fica mais simples com o novo e anatômico desenho touch. Outros destaques são a compatibilidade com cartões SD (até 32GB), além de arquivos PowerPoint e PDF.
De 2D para 3D

Complementando a linha 3D da Samsung, a empresa conta com o modelo Full-HD SP-A8000, desenvolvido para exibir imagens tridimensionais em ambientes domésticos. Diferente de outros produtos, o novo aparelho de tecnologia DLP traz uma única lente, conexão HDMI, 1.000 ANSI lumens de brilho e 10.000:1 de contraste. Mas um de seus grandes atrativos está na capacidade de simular imagens 3D a partir de conteúdos convencionais (gravados em 2D), assim como fazem os TVs da marca.
5 mil horas de uso

O NP115G, da NEC, é outro modelo que disputa o competitivo mercado de projetores DLP. Com 2.000:1 de contraste e 2.500 ANSI lumens, o modelo ultraportátil pesa apenas 2.5kg, sendo recomendado para escolas e salas de reunião. Para filmes, a resolução nativa é de 800x600. Boa notícia também para quem se preocupa com a duração da lâmpada: o fabricante divulga uma expectativa de 5.000 horas.